Ecologia e meio ambiente

Ecologia e meio ambiente

Flora do Parque das Dunas, reserva da mata atlântica e o segundo maior parque urbano estadual do Brasil.
Natal apresenta três tipos de vegetação. São elas: tabuleiros litorâneos, os manguezais e as florestas subperenifólias. Os tabuleiros litorâneos são uma das áreas mais degradadas pela ação do homem. Este tipo de vegetação inclui os tabuleiros costeiros, unidade geoambiental que compreende uma faixa desde o litoral do estado do Rio de Janeiro até o Amapá, constituida de platôs sedimentares, cuja altitude varia de 30 a 150 metros. O relevo varia entre vales estreitos e encostas abruptas ou vales abertos com encostas suaves ou ainda fundo com amplas várzeas. Em geral, os solos são pobres e possuem pouca capacidade de armazenamento de água. A vegetação nativa é a Mata Atlântica.
Os manguezais, que também podem ser chamados de mangues, é típico de áreas costeiras alagadas, desenvolvendo-se próximo à foz dos rios, seja na forma de estuário, seja na forma de delta, tal como ocorre em Natal. E, por último, há a floresta subperenifólia, cujas principais características são a presença de árvores cujo tronco é delgado, folhas relativamente verdes e largas, além da presença do húmus no solo.
Dentre as unidades de conservação existentes no estado do Rio Grande do Norte, existem, no município de Natal, a Área de Preservação Ambiental Genipabu (entre Natal e o município limítrofe de Extremoz) e o Parque Estadual das Dunas, ambas estaduais. Este último é uma reserva de 1.172 hectares de Mata Atlântica, criado através do Decreto Estadual nº 7.237 de 22 de novembro de 1977, sendo também considerada como o segundo maior parque urbano do 

0 comentários: sobre Ecologia e meio ambiente

Postar um comentário para Ecologia e meio ambiente